Olá! Já que você está aqui e visitou nosso blog, por favor deixe seu comentário! Nossa turma acompanha os recados e postagens semanalmente, vai ser muito importante sabermos que o que você está achando de nossas invencionices.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Biscoito de polvilho!

As crianças do Infantil 4 tem muitas coisas em comum: gostam de parque, de ouvir histórias, de pintar, colorir, bordar e.... COZINHAR!

Uma das atividades mais apreciadas por nossos pequenos é a culinária. Escolhemos então, para celebrar o final do semestre letivo (que já se aproxima), uma receita que normalmente agrada a todas as crianças, pequenas e grandes: BISCOITO DE POLVILHO!

Se quiser aprender, basta seguir nossa receitinha:

Biscoito de Polvilho
 ingredientes
1 copo (tipo americano) de óleo
1 colher (sopa) de sal
1 kg de polvilho azedo
1 copo (tipo americano) de água fervente
1 ovo inteiro
1/2 litro de leite

modo de preparo
Numa tigela coloque o óleo, o sal e o polvilho e misture muito bem com as mãos. Jogue a água fervente, para escaldar o polvilho, e misture bem com uma colher. Depois, coloque o ovo e, aos poucos, vá adicionando o leite e misturando bem, até obter uma massa bem lisa. Transfira esta massa para um saco de confeiteiro ou plástico. Sobre uma assadeira, vá apertando o saco e fazendo os biscoitinhos, do tamanho e formato de sua preferência. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos.
 

Hummmm, vejam as imagens da degustação, registradas pelos prórpios alunos:






sexta-feira, 17 de junho de 2011

Parceria e criação nos ateliês livres

Desde o início do ano instituímos, em parceria com os professores e alunos do Infantil 3, uma dinâmica que chamamos de "Ateliês livres". Nestes momentos, que ocorrem semanalmente, as duas turmas têm diversas possibilidades de vivências expressivas para participar, livremente.

Os espaços das salas de aula, parque, sala de artes e cozinha ficam, neste momento, tomados pelas diferentes propostas preparadas pelas professoras e pelos próprios alunos. Cada criança pode então circular e participar daquilo que mais lhe agrada, mobilizando seus sentidos e desenvolvendo suas habilidades criativas em parceria com os colegas.

O que parecia estranho de início - a possibilidade de trabalhar com crianças de outra turma, a ausência de controle dos tempos de permanência em cada atividade e a multiplicidade de vivências oferecidas sincronicamente - transformou-se no maior diferencial da proposta.

Além de estreitar os vínculos entre crianças, a autonomia, cooperação e concentração são amplamente desenvolvidas nestes momentos.

Vejam algumas criações coletivas de nossos pequenos artistas em uma das propostas realizadas na semana passada:

Título: "sucuri, anaconda e outras serpentes" 

Título: "Uma carona nas asas da passarinha gigante"

Título: "morcego-fantasma"