Olá! Já que você está aqui e visitou nosso blog, por favor deixe seu comentário! Nossa turma acompanha os recados e postagens semanalmente, vai ser muito importante sabermos que o que você está achando de nossas invencionices.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

ALIMENTO TAMBÉM VIRA ARTE1


As crianças do Infantil 4 tem explorado diversas texturas de tinta, aguçando os sentidos e conhecendo as sensações do próprio corpo.

Com o início do projeto SUPERMERCADO / ALIMENTAÇÃO, os alunos conhecem a cada dia uma possibilidade de uso dos alimentos para a composição de leituras poéticas: os cereais, misturados à tinta guache, produzem um agradável atrito nas mãos, lembram a aspereza de uma lixa; o macarrão cozido, disposto sobre a folha de papel, possibilita a construção de figuras geométricas.

Veja os depoimentos de nossos alunos, registrados por eles mesmos de acordo com o conhecimento que já possuem sobre o sistema convencional de escrita:

PITA E UMA DELICIA
(Guilherme Gracioli e Niklas - "pintar é uma delicia")

EU TO GOTARO MUTO
(Rafael e Guilherme Ribeiro - "eu to gostando muito")


FAZ EPUA E TEM XERO
(Rodrigo e  Felipe - "faz espuma e tem cheiro")


EU GOTEI DA CAUDA DE ASUKA
(Sofia e Paola - "eu gostei da calda de açúcar")


E GOOZA E QETIA
(Caio e Gustavo - "é gostosa e quentinha")


DA UMA SESASAO BOUA
(Giuliana e Gabriela - "dá uma sensação boa")

domingo, 4 de setembro de 2011

Qual será o próximo destino?

Com passaportes em mãos, mochilas nas costas e muita expectativa, as turmas do Infantil 4 estão viajando pelo mundo afora!

Nossas partidas imaginárias tem trazido muita emoçào aos alunos, que arrumam as malas em casa e chegam à escola prontos para decolar. De foguete, avião, trem ou barco (tudo depende do destino), as emoções estão garantidas, e o conhecimento de mundo também.

Na primeira decolagem do Infantil 4 A, fomos à Itália. Que agradável poder deliciar uma famosa "bruscceta" ao som de Andrea Boccelli, admirando réplicas de obras de Leonardo da Vinci!

Vejam os registros:







sexta-feira, 12 de agosto de 2011

FELIZ DIA DOS PAIS

SURPRESA! GRAVAMOS UMA MENSAGEM PARA VOCÊS!

GOSTARAM, PAPAIS E MAMÃES?

UM BEIJO CHEIO DE CARINHO, INFANTIL 4 A

terça-feira, 21 de junho de 2011

Biscoito de polvilho!

As crianças do Infantil 4 tem muitas coisas em comum: gostam de parque, de ouvir histórias, de pintar, colorir, bordar e.... COZINHAR!

Uma das atividades mais apreciadas por nossos pequenos é a culinária. Escolhemos então, para celebrar o final do semestre letivo (que já se aproxima), uma receita que normalmente agrada a todas as crianças, pequenas e grandes: BISCOITO DE POLVILHO!

Se quiser aprender, basta seguir nossa receitinha:

Biscoito de Polvilho
 ingredientes
1 copo (tipo americano) de óleo
1 colher (sopa) de sal
1 kg de polvilho azedo
1 copo (tipo americano) de água fervente
1 ovo inteiro
1/2 litro de leite

modo de preparo
Numa tigela coloque o óleo, o sal e o polvilho e misture muito bem com as mãos. Jogue a água fervente, para escaldar o polvilho, e misture bem com uma colher. Depois, coloque o ovo e, aos poucos, vá adicionando o leite e misturando bem, até obter uma massa bem lisa. Transfira esta massa para um saco de confeiteiro ou plástico. Sobre uma assadeira, vá apertando o saco e fazendo os biscoitinhos, do tamanho e formato de sua preferência. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por 15 a 20 minutos.
 

Hummmm, vejam as imagens da degustação, registradas pelos prórpios alunos:






sexta-feira, 17 de junho de 2011

Parceria e criação nos ateliês livres

Desde o início do ano instituímos, em parceria com os professores e alunos do Infantil 3, uma dinâmica que chamamos de "Ateliês livres". Nestes momentos, que ocorrem semanalmente, as duas turmas têm diversas possibilidades de vivências expressivas para participar, livremente.

Os espaços das salas de aula, parque, sala de artes e cozinha ficam, neste momento, tomados pelas diferentes propostas preparadas pelas professoras e pelos próprios alunos. Cada criança pode então circular e participar daquilo que mais lhe agrada, mobilizando seus sentidos e desenvolvendo suas habilidades criativas em parceria com os colegas.

O que parecia estranho de início - a possibilidade de trabalhar com crianças de outra turma, a ausência de controle dos tempos de permanência em cada atividade e a multiplicidade de vivências oferecidas sincronicamente - transformou-se no maior diferencial da proposta.

Além de estreitar os vínculos entre crianças, a autonomia, cooperação e concentração são amplamente desenvolvidas nestes momentos.

Vejam algumas criações coletivas de nossos pequenos artistas em uma das propostas realizadas na semana passada:

Título: "sucuri, anaconda e outras serpentes" 

Título: "Uma carona nas asas da passarinha gigante"

Título: "morcego-fantasma"

domingo, 22 de maio de 2011

Fenômenos da natureza

... Lava? Erupção? Vulcão?

Essas e outras questões nortearam a semana do infantil 4B.
As descobertas e experiências realizadas através do trabalho com o Projeto Fenômenos da Natureza têm desafiado, motivado e conduzido o grupo à aprendizagem e realização de algumas experiências muito significativas, como por exemplo, a simulação de um vulcão entrando em erupção!!

Utilizando água, vinagre, anilina vermelha e fermento em pó, as crianças se maravilharam com o que viram!!!

Confiram algumas fotografias tiradas pelo colega de sala João Henrique, o fotógrafo do dia!!!




 
"Utilizando água, vinagre, anilina vermelha e fermento em pó ... "





"as crianças se maravilharam com o que viram!!! "


sábado, 23 de abril de 2011

Corpo e movimento

Hora de parque é hora de movimento e alegria!!!! Todos os dias a turma do infantil 4 explora este espaço e testa os limites do próprio corpo. Usando a imaginação e a criatividade, descobrimos jeitos inusitados de escalar, pular, subir, balançar, correr, girar...


Balançar é bom, mas dar um empurrãozinho nos colegas também é divertido! Aprendemos a controlar nossos movimentos, direcionar a força, ter ritmo e também a cooperar com os demais!


Brincamos também com as crianças menores, e é enriquecedor poder ajudá-las a vencer desafios pelos quais já passamos, e também aprender com os outros modos de compreender as brincadeiras, que eles nos apresentam!


Aprender a equilibrar em troncos e escalar árvores tem sido nossos principais desafios!


Testar os limites do corpo, enxergar o mundo de ponta-cabeça.


Subir incontáveis vezes no trepa-trepa, até conseguir atravessá-lo...
... e chegar em casa com algumas bolhas nas mãos, é bem verdade!

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Com os pés também se pinta...

A turma do Infantil 4 A teve oportunidade de explorar diferentes texturas, cheiros e gostos ao longo deste bimestre. Descobrimos assim que só podemos conhecer as coisas que estão no mundo através dos nossos sentidos, que são por sua vez percebidos pelo corpo.


E não são apenas os olhos, as mãos ou a língua que transmitem suas percepções! Nossos pés "disseram" muitas coisas: cógegas, texturas, temperaturas, desconforto, equilíbrio... e arte!


Uma das atividades propostas foi a pintura com tinta morna de maisena, fotografada acima. Mas que experiência!

domingo, 27 de março de 2011

Retrato e Autorretrato



Primeiro esboço de retrato em duplas

Durante os primeiros meses de aula do Infantil 4 buscamos enfatizar a formação do grupo, deixando evidente a riqueza de opiniões, jeitos e pensamentos da turma. É um convite à reflexão sobre a diversidade e o convívio social.

Dentre os aspectos observados pelos alunos no decorrer do bimestre, estão:
- Cada criança tem uma história de vida diferente, carregada de significados pessoais;
- As formações familiares e regras de convivência em cada lar também os fazem diferentes uns dos outros;
- Fisicamente todos têm características únicas, embora alguns possam ser parecidos entre si;
- O jeito de ver as coisas, de entender as histórias e de sentir-se frente aos acontecimentos é diferente.

Buscando apurar o olhar para as diferenças que tornam a todos mais interessantes, voltamo-nos para a prática de elaborar retratos e autorretratos. Após observar diversas produções de artistas como Tarsila do Amaral, Vincent Van Gogh e Cândido Portinari, os alunos passaram a observar uns aos outros para retratar como percebiam seus colegas. Após a confecção das imagens todos apreciaram os trabalhos e somaram ao olhar do colega, seu jeito de ver.

terça-feira, 8 de março de 2011

Riso e Alegria

Na última sexta-feira aconteceu o baile de carnaval do colégio Progresso. Pensando em partilhar com as crianças um pouco do repertório e da tradição desta festa popular tão importante para o nosso país, preparamos tudo com muito carinho: marchinhas e sambas-enredo tocando, confetes e serpentinas por toda parte, fantasias e abadás colorindo o espaço.

Acho que o melhor resumo desta festa pode ser dado pelos próprios foliões:


"Nem mesmo um herói resiste a tanta folia, cansamos!" (Batman, Homem Aranha e Ben 10, torcendo para ninguém entrar em perigo bem na hora de seu descanso)

"Onde colocaram meu caixão? Preciso de uma pausa!" (Conde Drácula, em comum acordo com os heróis)


"A festa está pegando fogo!" (Homem tocha)

"Até meu príncipe-sapo veio para a folia, pedurei-o no pescoço para que não fosse esmagado por algum folião descuidado..." (Princesa, ao fundo)


"Nós dois (e todos os nossos clones) concordamos que a comemoração está de subir pelas paredes!" (Homens Aranha, reunindo suas forças para escalar um íngreme escorregador)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Abrindo caminhos


Dentre as propostas desenvolvidas na Educação Infantil, cuidamos especialmente do momento do parque como possibilidade de exploração sensória, autopercepção e vivência coletiva. Neste espaço privilegiado, as brincadeiras acontecem espontaneamente e tomam caminhos diversos, dependendo da imaginação e entusiasmo das crianças e das professoras...


... e falando em caminhos...

Descobrimos que a água pode perpassar por muitos caminhos, deixando sua marca por onde passa. Esta experiência de cavar a terra e provocar sulcos profundos no espaço tomou grande parte do tempo do Infantil 4:


Percebendo as marcas de poças de chuvas, intrigaram-se e resolveram preencher novamente os caminhos com água. Novos caminhos foram abertos, e labirintos foram desenhados no chão de todo o parque, formando rios, lagos e riachos.


Aproveitando o calor da estação, nada mais justo que oferecer um refrescante banho a todos os animais da classe, não acham? Os brinquedos trazem novas histórias, abrem outros caminhos... uma nova brincadeira começa!


(imagens: Nana Haddad)

Primeiro mês de aula!

Olá!

Com muita alegria iniciamos hoje as publicações do blog do Infantil 4 - turma 2011 - do colégio Progresso de Campinas. Este espaço tem como objetivo socializar as experiências vividas pelos alunos e professores destes grupos com as famílias, comunidade e outros educadores de qualquer parte.

Traremos, sempre que possível, relatos das vivências ocorridas em sala de aula, imagens do cotidiano, registros de falas e pensamentos sobre o trabalho pedagógico.

A ideia é que todos os seguidores e visitantes opinem, participem e contribuam, pois este é um espaço de troca, mais do que de comunicações. Esperamos que apreciem!