Olá! Já que você está aqui e visitou nosso blog, por favor deixe seu comentário! Nossa turma acompanha os recados e postagens semanalmente, vai ser muito importante sabermos que o que você está achando de nossas invencionices.

domingo, 27 de março de 2011

Retrato e Autorretrato



Primeiro esboço de retrato em duplas

Durante os primeiros meses de aula do Infantil 4 buscamos enfatizar a formação do grupo, deixando evidente a riqueza de opiniões, jeitos e pensamentos da turma. É um convite à reflexão sobre a diversidade e o convívio social.

Dentre os aspectos observados pelos alunos no decorrer do bimestre, estão:
- Cada criança tem uma história de vida diferente, carregada de significados pessoais;
- As formações familiares e regras de convivência em cada lar também os fazem diferentes uns dos outros;
- Fisicamente todos têm características únicas, embora alguns possam ser parecidos entre si;
- O jeito de ver as coisas, de entender as histórias e de sentir-se frente aos acontecimentos é diferente.

Buscando apurar o olhar para as diferenças que tornam a todos mais interessantes, voltamo-nos para a prática de elaborar retratos e autorretratos. Após observar diversas produções de artistas como Tarsila do Amaral, Vincent Van Gogh e Cândido Portinari, os alunos passaram a observar uns aos outros para retratar como percebiam seus colegas. Após a confecção das imagens todos apreciaram os trabalhos e somaram ao olhar do colega, seu jeito de ver.

terça-feira, 8 de março de 2011

Riso e Alegria

Na última sexta-feira aconteceu o baile de carnaval do colégio Progresso. Pensando em partilhar com as crianças um pouco do repertório e da tradição desta festa popular tão importante para o nosso país, preparamos tudo com muito carinho: marchinhas e sambas-enredo tocando, confetes e serpentinas por toda parte, fantasias e abadás colorindo o espaço.

Acho que o melhor resumo desta festa pode ser dado pelos próprios foliões:


"Nem mesmo um herói resiste a tanta folia, cansamos!" (Batman, Homem Aranha e Ben 10, torcendo para ninguém entrar em perigo bem na hora de seu descanso)

"Onde colocaram meu caixão? Preciso de uma pausa!" (Conde Drácula, em comum acordo com os heróis)


"A festa está pegando fogo!" (Homem tocha)

"Até meu príncipe-sapo veio para a folia, pedurei-o no pescoço para que não fosse esmagado por algum folião descuidado..." (Princesa, ao fundo)


"Nós dois (e todos os nossos clones) concordamos que a comemoração está de subir pelas paredes!" (Homens Aranha, reunindo suas forças para escalar um íngreme escorregador)